Revista do IEB traz reflexões sobre o Modernismo e pode ser baixada gratuitamente

A edição 82 da Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP acaba de ser disponibilizada, e faz parte das celebrações do centenário da Semana de Arte Moderna e do bicentenário da Independência no Brasil. Publicação que tem como missão refletir sobre a sociedade brasileira articulando múltiplas áreas do saber, a revista, neste número, reúne artigos, resenhas e documentos sobre as duas efemérides.

Entre os artigos estão os que compõem o Dossiê Paralelos 22. No primeiro, “O reverso da outra independência: participação indígena no contexto político da década de 1820”, por exemplo, a historiadora Mariana Albuquerque Dantas busca compreender as motivações que levaram indígenas a se posicionarem em conflitos da elite no período colonial. Já “Suspensão de garantias no pós-Independência do Brasil: indefinições legais, vigilância parlamentar e vulnerabilidade de direitos”, de Vivian Chieregati Costa, mescla análises históricas e jurídicas para investigar o processo de privação das liberdades individuais dos cidadãos do Império.

“Como estaremos  em  2022”,  de  Sírio  Possenti, utiliza uma forma ensaística para retomar “alguns indícios históricos que, vistos a posteriori”, revelam “uma profunda fissura social”, um “desejo dos mais ricos (em geral brancos) de ficarem afastados dos pobres (ou dos que parecem sê-lo)” e determinadas estratégias “assustadoras” de exclusão, próprias “das políticas mais conservadoras e regressivas”.

E “Bolsonarismo sem Bolsonaro? Públicos antiestruturais na nova fronteira cibernética”, de Letícia Cesarino, analisa modos de atuação de agentes e “públicos bolsonaristas”, nas novas mídias, cujo fim é corroer “as bases da legitimidade e confiança social nos públicos dominantes que sustentam a democracia liberal e o tipo de esfera pública a ela associada.

Leia matéria sobre a revista no Jornal da USP, disponível aqui

E baixe a revista na íntegra neste link.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.