A imprensa continua noticiando livremente, as instituições estão funcionando.
" />

Brasil Debate

Brasil Debate

Joana Martins

É articulista do Brasil Debate.

 
Joana Martins

Está tudo bem

As instituições estão intactas e é reconfortante saber que continuamos no caminho de cortar direitos e aparar as asinhas da Constituição Federal, a tal Constituição Cidadã. Esse pessoal dizendo que o país vai mal é claramente contra o Brazil

07/08/2019

Está tudo bem. Todas as instituições estão funcionando perfeitamente.

Não veem que está tudo bem? A imprensa continua noticiando os fatos tranquilamente, as instituições seguem seus rumos. Nada mais normal que o ICMBio transfira um oceanógrafo especialista em golfinhos de Fernando de Noronha para o sertão de Pernambuco, se ele estava atrapalhando os interesses de empresários da ilha; nada mais normal demitir o presidente do INPE se ele contradiz nosso mandatário. Nada mais normal que contestar o aquecimento global pois “em maio estava muito frio na Itália”, nosso chanceler tem razão! Nada mais normal que usar helicóptero da Força Aérea para transportar parentes para o casamento do filho, como fez nosso presidente. Não tem nada de errado nisso daí.

Está tudo bem sim. O que temos agora é um presidente que não esconde quem ele é de verdade. Chinelo Rider, camisa falsificada, farelo de pão, se ele peca é pela sinceridade!

Na verdade, o Brasil nunca esteve caminhando tão bem! Finalmente temos um presidente que não esconde estar governando para a maioria cristã. Já disse que vai escolher, por fim!, um ministro terrivelmente evangélico para o STF, mostrando que essa história de estado laico é balela mesmo; o porta-voz da presidência já declarou que filmes da Ancine vão ter que se submeter ao sentimento cristão da nação brasileira. Finalmente um presidente com a coragem de mandar pras cucuias o artigo 19 da Constituição Federal, que, quanto à liberdade religiosa, veda “criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si”. Finalmente!

Finalmente se respeita a autoridade máxima do presidente da República e pessoas que se manifestam contra o governo em estádios de futebol apanham, são presas e humilhadas, como ocorreu domingo passado em um jogo Palmeiras x Corinthians. Sempre soubemos que quando o artigo 220 da Constituição diz que “a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição”, estava se referindo à liberdade de fazer piadas com negros, mulheres, homossexuais, quilombolas, não ao disparate de ofender nosso mandatário. Mas claro que me refiro a este mandatário, digno do cargo, não aos seus predecessores nos últimos 30 anos (aliás, gosto muito deste marco temporal: desde que os militares saíram do poder, essa história de garantias individuais só deu espaço pra ampliar o poder das oligarquias, já diria um procurador da República.

Finalmente reuniões de partidos de esquerda e congressos de militantes travestidos de “pesquisadores” são enquadrados, seus membros são forçados a mostrar seus documentos, como ocorreu em evento do suspeitíssimo PSOL . Finalmente também temos um governo que passa por cima do artigo 5, que diz que “é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar” (essa parte final do artigo vou me abster de comentar).

Além disso, gente, as reformas! Estão passando! Quer sinal maior de que está tudo bem? O presidente do Itaú já reafirmou que está tudo bem (ufa!), mesmo que o presidente às vezes dê uma exagerada ao brincar sobre tortura e sobre desaparecidos na ditadura. Muito brincalhão ele… Mas é reconfortante saber que continuamos no caminho de cortar direitos e aparar as asinhas da Constituição Federal, que chamaram à época de Constituição Cidadã. Ela é mais uma dessas coisas ruins desses últimos 30 anos, Deus nos livre!

Primeiro vem a ordem, junto vem o progresso. Pode até ter uma censurazinha (que a bem da verdade o artigo 220 também veda, mas deixem de levar as coisas ao pé da letra!), mas é para o bem geral da nação.

Esse pessoal dizendo que o país vai mal é claramente contra o Brazil. Sempre foram.

Crédito da foto da página inicial: Imagem do Youtube do trailer do filme “À beira do abismo”.

Clique para contribuir!

Comentários