Defender a Petrobrás é defender o Brasil. Leia e assine o manifesto

Publicado pela Federação Única dos Petroleiros em 6-2-2015

plataformapetroleoes1Há quase um ano o País acompanha uma operação policial contra evasão de divisas que detectou evidências de outros crimes, pelos quais são investigadas pessoas que participaram da gestão da Petrobrás e de empresas fornecedoras. A ação institucional contra a corrupção tem firme apoio da sociedade, na expectativa de esclarecimento cabal dos fatos e rigorosa punição dos culpados.

É urgente denunciar, no entanto, que esta ação tem servido a uma campanha visando à desmoralização da Petrobrás, com reflexos diretos sobre o setor de Óleo e Gás, responsável por investimentos e geração de empregos em todo o País; campanha que já prejudicou a empresa e o setor em escala muito superior à dos desvios investigados.

A Petrobrás tem sido alvo de um bombardeio de notícias sem adequada verificação, muitas vezes falsas, com impacto sobre seus negócios, sua credibilidade e sua cotação em bolsa. É um ataque sistemático que, ao invés de esclarecer, lança indiscriminadamente a suspeita sobre a empresa, seus contratos e seus 86 mil trabalhadores dedicados e honestos.

Assistimos à repetição do pré-julgamento midiático que dispensa a prova, suprime o contraditório, tortura a jurisprudência e busca constranger os tribunais. Esse método essencialmente antidemocrático ameaça, hoje, a Petrobrás e suas fornecedoras, penalizadas na prática, enquanto empresas produtivas, por desvios atribuídos a pessoas físicas.

Ao mesmo tempo, o devido processo legal vem dando lugar ao tráfico seletivo de denúncias, ofensivo à consciência jurídica brasileira, num ambiente de obscuridade processual que propicia a coação e até o comércio de testemunhos com recompensa financeira. Na aparente busca por eficácia, empregam-se métodos que podem – isto, sim – levar à nulidade processual e ao triunfo da impunidade.

E tudo isso ocorre em meio a tremendas oscilações no mercado global de energia, num contexto geopolítico que afeta as economias emergentes, o Brasil, o Pré-Sal e a nossa Petrobrás.

Não vamos abrir mão de esclarecer todas as denúncias, de exigir o julgamento e a punição dos responsáveis; mas não temos o direito de ser ingênuos nessa hora: há poderosos interesses contrariados pelo crescimento da Petrobrás, ávidos por se apossar da empresa, de seu mercado, suas encomendas e das imensas jazidas de petróleo e gás do Brasil.

Historicamente, tais interesses encontram porta-vozes influentes na mídia e nas instituições. A Petrobrás já nasceu sob o ataque de “inimigos externos e predadores internos”, como destacou a presidenta Dilma Rousseff. Contra a criação da empresa, em 1953, chegaram a afirmar que não havia petróleo no Brasil. São os mesmos que sabotaram a Petrobrás para tentar privatizá-la, no governo do PSDB, e que combateram a legislação do Pré-Sal.

Os objetivos desses setores são bem claros:

– Imobilizar a Petrobrás e depreciar a empresa para facilitar sua captura por interesses privados, nacionais e estrangeiros;

– Fragilizar o setor brasileiro de Óleo e Gás e a política de conteúdo local; favorecendo fornecedores estrangeiros;

– Revogar a nova Lei do Petróleo, o sistema de partilha e a soberania brasileira sobre as imensas jazidas do Pré-Sal.

Para alcançar seu intento, os predadores apresentam a Petrobrás como uma empresa arruinada, o que está longe da verdade, e escondem do público os êxitos operacionais. Por isso é essencial divulgar o que de fato aconteceu na Petrobrás em  2014:

– A produção de petróleo e gás alcançou a marca histórica de 2,670 milhões de barris equivalentes/dia (no Brasil e exterior);

– O Pré-Sal produziu em média 666 mil barris de petróleo/dia;

– A produção de gás natural alcançou 84,5 milhões de metros cúbicos/dia;

– A capacidade de processamento de óleo aumentou em 500 mil barris/dia, com a operação de quatro novas unidades;

– A produção de etanol pela Petrobrás Biocombustíveis cresceu 17%,  para 1,3 bilhão de litros.

E, para coroar esses recordes, em setembro de 2014 a Petrobrás tornou-se a maior produtora mundial de petróleo entre as empresas de capital aberto, superando a ExxonMobil (Esso).

O crescente sucesso operacional da Petrobrás traduz a realidade de uma empresa capaz de enfrentar e superar seus problemas, e que continua sendo motivo de orgulho dos brasileiros.

Os inimigos da Petrobrás também omitem o fato que está na raiz da atual vulnerabilidade da empresa à especulação de mercado: a venda, a preço vil, de 108 milhões de ações da estatal na Bolsa de Nova Iorque, em agosto de 2000, pelo governo do PSDB.

Aquela operação de lesa-pátria reduziu de 62% para 32% a participação da União no capital social da Petrobrás e submeteu a empresa aos interesses de investidores estrangeiros sem compromisso com os objetivos nacionais. Mais grave ainda: abriu mão da soberania nacional sobre nossa empresa estratégica, que ficou subordinada a agências reguladoras estrangeiras.

Os últimos 12 anos foram de recuperação e fortalecimento da empresa. O País voltou a investir em pesquisa e a construir gasodutos e refinarias. Alcançamos a autossuficiência, descobrimos e exploramos o Pré-Sal, recuperamos para 49% o controle público sobre o capital social da Petrobrás.

O valor de mercado da Petrobrás, que era de 15 bilhões de dólares em 2002,  é hoje de 110 bilhões de dólares, apesar dos ataques especulativos. É a maior empresa da América Latina.

A participação do setor de Óleo e Gás no PIB do País, que era de apenas 2% em 2000, hoje é de 13%. A indústria naval brasileira, que havia sido sucateada, emprega hoje 80 mil trabalhadores. Além dos trabalhadores da Petrobrás, o setor de Óleo e Gás emprega mais de 1 milhão de pessoas no Brasil.

É nos laboratórios da Petrobrás que se produz nosso mais avançado conhecimento científico e tecnológico. Os royalties do petróleo e o Fundo Social do Pré-Sal proporcionam aumento significativo do investimento em Educação e Saúde. Este é o papel insubstituível de uma empresa estratégica para o País.

Por tudo isso, o esclarecimento dos fatos interessa, mais do que a ninguém, aos trabalhadores da Petrobrás e à população brasileira, especialmente à parcela que vem conquistando uma vida mais digna.

Os que sempre tentaram alienar o maior patrimônio nacional não têm autoridade política, administrativa, ética ou moral para falar em nome da Petrobrás.

Cabe ao governo rechaçar com firmeza as investidas políticas e midiáticas desses setores, para preservar uma empresa e um setor que tanto contribuíram para a atração de investimentos e a geração de empregos nos últimos anos.

A direção da Petrobrás não pode, nesse grave momento, vacilar diante de pressões indevidas, sujeitar-se à lógica dos interesses privados nem agir como refém de uma auditoria que representa objetivos conflitantes com os da empresa e do País.

A investigação, o julgamento e a punição de corruptos e corruptores, doa a quem doer, não pode significar a paralisia da Petrobrás e do setor mais dinâmico da economia brasileira.

É o povo brasileiro, mais uma vez, que  defenderá a empresa construída por gerações, que tem a alma do Brasil e simboliza nossa capacidade de construir um projeto autônomo de Nação.

Pela investigação transparente dos fatos, no Estado de Direito, sem dar trégua à impunidade;

Pela garantia do acesso aos dados e esclarecimentos da Petrobrás nos meios de comunicação, isentos de manipulações;

Pela garantia do sistema de partilha, do Fundo Social e do papel estratégico da Petrobrás na exploração do Pré-Sal;

Pela preservação do setor nacional de Óleo e Gás e da Engenharia brasileira.

Defender a Petrobrás é defender o Brasil – nosso passado de lutas, nosso presente e nosso futuro.

Federação Única dos Petroleiros

Para a assinatura do manifesto “DEFENDER A PETROBRÁS É DEFENDER O BRASIL, clique aqui

Comentários

46 respostas para “Defender a Petrobrás é defender o Brasil. Leia e assine o manifesto”

  1. Avatar de Jô Portilho
    Jô Portilho

    Li, concordo, apoio e estarei nas ruas defendendo a maior empresa brasileira!!!

    1. Avatar de Gisella
      Gisella

      Não ao golpe, ao imperialismo e nova forma de pilhagem de riquezas naturais!

    2. Avatar de Sergio Fernandes
      Sergio Fernandes

      A Petrobras é nossa!

  2. Avatar de José Gervásio Neto
    José Gervásio Neto

    O petróleo é nosso, defende-lo com unhas e dentes é nossa obrigação. A Petrobras é o do povo brasileiro!

  3. Avatar de valéria
    valéria

    cadeia para os corruptos,e que devolvam o dinheiro roubado.

  4. Avatar de ENY Maria da Silva
    ENY Maria da Silva

    A PETROBRÁS É NOSSA, vamos defender o que é nosso.

    1. Avatar de Silvia Gomes
      Silvia Gomes

      Claro que é!

      1. Avatar de Silvia Gomes
        Silvia Gomes

        Claro que é e cadeia para TODOS os que roubaram, independente de ser empreiteiros ou políticos. Tem que vir lá de trás! Cadeia e devolução do dinheiro roubado, confisco dos bens!

  5. Avatar de José Jorge Mendes
    José Jorge Mendes

    Concordo plenamente, vamos defender nosso maior patrimônio a Petrobrás.

  6. Avatar de José Jorge Mendes
    José Jorge Mendes

    Ok concordo

  7. Avatar de José Jorge Mendes
    José Jorge Mendes

    Defender a Petrobrás é defender o Brasil

  8. Avatar de Vaalmir Fernando Carvalho Bittencourt
    Vaalmir Fernando Carvalho Bittencourt

    Defender a Petrobras é defender o Brasil, independe de ideologia e simpatias politicas, olhem para a história de lutas passadas de homens e mulheres que sairão as ruas em defesa do Petróleo é nosso e poderão perceber os interesses escusos que estão por detrás da campanha atual.

  9. Avatar de Marcos
    Marcos

    O petróleo é nosso, não vamos entregar a PETROBRAS.

  10. Avatar de Werter
    Werter

    Pessoas queridas, o que está acontecendo com a Petrobrás, já aconteceu com outras Instituições de nosso Brasil. Estão querendo sucateá-la para entregá-la de graça, a aqueles que não tem o direito de nos inspecionar, espionar, dirigir, legislar, regulamentar, identificar, doutrinar, aconselhar, controlar, avaliar, pesar, censurar e mandar em nós BRASILEIROS. Se você é BRASILEIRO, ASSINE E DIVULGUE.

  11. Avatar de Manu
    Manu

    Será que entendi direito? Os petralhas saqueiam a empresa para perpetuar-se no poder e a culpa é do mercado? O que vai falir a Petrobras não é o mercado, é a ignorância nacionalista imbecil dando suporte aos canalhas. Enquanto isso, os EUA que não possuem nenhuma estatal do petróleo avança para se tornar independente na produção de energia. Pré-sal já era!

    1. Avatar de Edu
      Edu

      Sabe de nada, inocente! A Petrobras está sofrendo todos esses ataques exatamente por ser a empresa poderosa que é, que domina uma tecnologia única e uma das maiores reservas registradas do mundo. Pré-sal já era só na cabeça de leitor da Veja. A propalada auto-suficiência norte-americana é uma falácia, é baseada na exploração de gás e óleo de xisto, algo extremamente danoso ao meio ambiente, coisa que a população de lá já descobriu e começa a reagir contra. E as empresas petrolíferas daquele país sempre foram das maiores sanguessugas da humanidade, juntamente com a indústria de armamentos e, agora, as que controlam as redes sociais. Nossas reservas interessam e muito àquele país. Por que outro motivo eles espionariam nossa Presidenta e a nossa Petrobras? Depois do Estado Islâmico, aliás outra bela criação deles que fugiu ao controle, o Oriente Médio se tornou muito mais perigoso, já que eles não têm mais tantas tropas na região. Assim, fica muito mais fácil atacar nossa soberania, pois somos um povo tranquilo e facilmente manipulável, ainda mais com a ajuda de nossa malfadada mídia e a colaboração da nossa oposição subserviente e entreguista. Acorda, minha filha, que o buraco é bem mais embaixo.

  12. Avatar de ELISABETE ANTONIETTO
    ELISABETE ANTONIETTO

    Nossa, com tanto sucesso e eficiência será que dá para baixar o preço da gasolina?

  13. Avatar de Luiz Fernando Padua
    Luiz Fernando Padua

    Apoio a Petrobras. O que há é um complô vizando baixar os preços dos papéis, hoje a a penas 30% do valor real, pra compra da mesma a preço vil.

  14. Avatar de PAULO PINHEIRO BISPO
    PAULO PINHEIRO BISPO

    Lí, concordo e assino…. apoio a Petrobras

  15. Avatar de Helena Gonçalves Nogueira
    Helena Gonçalves Nogueira

    A Petrobras é dos brasileiros. Não a especulação.

  16. Avatar de Neida Santos
    Neida Santos

    Apoio a Petrobrás, sou brasileira com muito orgulho A PETROBRÁS É BRASIL E É DO POVO BRASILEIRO SEM MEDO DE SER FELIZ.

  17. Avatar de Ana Maria Delamain Celidonio
    Ana Maria Delamain Celidonio

    Concordo totalmente . mas sinto falta de nossa Presidente falando coma população sobre oque acontece e porque.

  18. Avatar de Paul Mateus
    Paul Mateus

    segunda feira estarei comprando de 100 a 200 ações da Petrobras, junto ao banco do Brasil, com o gerente, se a militância comprar uma ou duas ações, da Petrobras, em um só movimento a empresa estará nas mãos dos brasileiros principalmente nos que acreditam no Brasil.

  19. Avatar de Cleber Pereira da Costa
    Cleber Pereira da Costa

    Concordo plenamente !!!!!!!

  20. Avatar de Elena Brandão
    Elena Brandão

    Concordo com essa luta,A Petrobrás é a riqueza do Brasil!

  21. Avatar de Jair Rozentalski
    Jair Rozentalski

    A Petrobrás deve continuar a cadda dia, mais brasileira. Tamojunto!

  22. Avatar de Maria Margaret Belmiro Lima
    Maria Margaret Belmiro Lima

    A Petrobrás não é apenas uma empresa e nem só uma bandeira. É a riqueza de uma nação chamada Brasil.

  23. Avatar de James Amorim Araújo
    James Amorim Araújo

    Estamos ai para o que der e vier!

  24. Avatar de Gina Ferreira
    Gina Ferreira

    Li, e a Petrobrás é NOSSA!

  25. Avatar de monica baricalla
    monica baricalla

    Estamos juntos para desmoralizar este golpe midiático!!!!

  26. Avatar de Marcos Alberto de Lima Fernandes
    Marcos Alberto de Lima Fernandes

    Vamos defender o que é nosso.

  27. Avatar de andradio batista de oliveira
    andradio batista de oliveira

    Tem minha aprovação.

  28. Avatar de Antonio Pinto
    Antonio Pinto

    Apoio incondicionalmente! Pelo meu povo nordestino, pelo progresso, pelo Brasil.

  29. Avatar de gilmar berté
    gilmar berté

    A ANOS QUE VEM SENDO PRATICADA ESTE TOM A LA E DA CA , TEMOS QUE LIVRAR O PAÍS DESTES MAL FEITORES , TIRAR AS LARANJAS PODRES E COMEÇAR VIDA NOVA . APOIO A INICIATIVA DE LIMPAR A PETROBRÁS.

  30. Avatar de Solange Skromov
    Solange Skromov

    Não confundamos as coisas. Punição sim e grave aos delinquentes. A Petrobrás é nossa é do Brasil. Nosso Brasil ! Que se punam os culpados sem prejudicarmos o grande e principal patrimônio!Que não se piore as coisas. Salvemos o que é primordial!

  31. Avatar de Renan Miranda
    Renan Miranda

    Li, concordo, apoio e estarei nas ruas defendendo a maior empresa brasileira!!! Contra as maléficas tentativas do capital especulativo, que estão ganhando horrores de dinheiro nas costas dos inocentes pequenos investidores que apavorados vendem suas ações a qualquer preço. PARE! PENSE! PESQUISE! APRENDA!

  32. Avatar de Waldeth Gonçalves
    Waldeth Gonçalves

    Toda investigação tem que ser apurada a verdade desde de seu ínício.

  33. Avatar de André
    André

    A PETROBRÁS É NOSSA E PRONTO. É muito bom ver que existe apuração de irregularidades ou crimes relacionadas à corrupção no Brasil. Nos anos noventa, vimos muita coisa e nada era apurado, por mais que houvessem provas. Vemos, hoje, a seleção de partidos feita pelo STF para superproteção. Não entra nada contra o PSDB em pauta e crimes como o mensalão deles prescreveram. Infelizmente, a apuração desses casos é seletiva. o Sérgio Moro, juiz que está numa espécie de altar pela operação na Petrobrás, também cuidou da operação Benestado que o Yussef, doleiro, trabalhava para o PSDB e ninguém foi preso. Além disso, e das relações íntimas de Barbosa com o PSDB, o chefe da PT é filiado no PSDB. Temo que os pauzinhos estejam sendo mexidos para livrar a cara desse partido. Infelizmente, o combate à corrupção está capenga prq está protegendo o PSDB. Essa prática antiga é muito óbvia, mas não para quem se informa só através da Globo e da Veja… por motivos óbvios. Felizmente, existe a vontade de fiscalizar e o governo não está tentando esconder nada, está dando liberdade e autonomia para fiscalizar, tanto que fortaleceu a PF, tanto o orçamento quanto a quantidade de varas, que passou de 100 existentes para 400 do início ao fim dos 2 mandatos do Lula, e a CGU, que garimpa a corrupção nos Estados e Municípios. Falta agora é tirar essa parcialidade do judiciário e do tribunal político de fato, não no papel, que temos: o STF.

    1. Avatar de André
      André

      Opa, corrigindo: o chefe da PF…

  34. Avatar de Neide Maria Ferreira Zanette
    Neide Maria Ferreira Zanette

    Precisamos nos unir para defender nosso maior patrimônio.A Petrobrás é dos brasileiros.

  35. Avatar de Vânia Aparecida Albino
    Vânia Aparecida Albino

    Li e concordo. Assino o petrólio e a PETROBRAS é nossa…..

  36. Avatar de Antonio Ramiro Fonseca
    Antonio Ramiro Fonseca

    Que sejam punidos todos os que participaram das operações ilícitas. Sejam de qualquer partido politico, órgão, empresa, cargo, etc. Punam as pessoas mas, entregar a Petrobrás JAMAIS. É TRAIÇÃO IMPERDOÁVEL.

  37. Avatar de Gardenia Falk
    Gardenia Falk

    A Petrobrás é nosso grande patrimônio. Não abro mão em defendê-la.

  38. Avatar de Ana Maria Burmester
    Ana Maria Burmester

    A Petrobras é nossa !

  39. Avatar de sandro ramos barros
    sandro ramos barros

    estão se aproveitando deste fatídico mau feito de alguns gestores da nossa petrobrás para realizarem o seu histórico sonho de privatizar a nossa maior empresa .se depemder do povo esclarecido do brasil isto não vai acontecer , vamos nos unir e defender com todo nosso vigor a estatização completa da petrobrás.

  40. Avatar de Cleuza Maria da Cunha Bettoni
    Cleuza Maria da Cunha Bettoni

    A PETROBRÁS NÃO,PODE SER PRIVATIZADA. QUEM TENTAR FAZÊ-LO É GOLPISTA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.