O 5º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) mostrou que o Brasil avançou muito no cumprimento das metas estabelecidas em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O País cumpriu, inclusive, com antecedência, alguns itens a serem atingidos até 2015.
Os 8 objetivos do milênio são: Erradicar a pobreza extrema e a fome; universalizar a educação primária; promover a igualdade entre sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade na infância; melhorar a saúde materna; combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
O Brasil tem avançado em todos esses indicadores, mas os avanços mais significativos ocorreram na redução da mortalidade infantil e da pobreza extrema.
Quanto a outros objetivos, destaca-se que a incidência de HIV/Aids tem se mantido estável, com redução expressiva dos casos em crianças. O número de municípios considerados de alto risco de transmissão da malária também diminuiu, assim como a taxa de incidência e o coeficiente de mortalidade da tuberculose.
Na educação, segundo o relatório, o sistema educacional brasileiro alcança 98% das crianças e adolescentes em idade escolar, sendo 83,5% em escolas públicas. Porém, ainda é necessário ampliar a taxa de conclusão e reduzir os índices de repetência e de evasão.
Deixe um comentário