Autora do livro “Justa – Aracy de Carvalho e o resgate de judeus: trocando a Alemanha nazista pelo Brasil”, publicado em 2011, Mônica Raisa Schpun fala sobre a trajetória da personagem brasileira nesta segunda-feira, 12 de setembro, na sede do Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB-USP), em São Paulo.
Aracy, que foi tema de uma série produzida recentemente pela Globo/Sony internacional, ficou conhecida por ter ajudado a emitir vistos para judeus que buscavam fugir da perseguição nazista durante a Segunda Guerra. Nesse período ela trabalhava como chefe do setor de passaportes do consulado brasileiro em Hamburgo, na Alemanha.
Parte dos arquivos que compõem a trajetória dela estão disponíveis para pesquisa no IEB. São mais de 5.900 documentos, incluindo cartões postais, correspondências e fotografias que exploram a vida pessoal e profissional da brasileira, como sua relação com o escritor e diplomata João Guimarães Rosa (1908-1967), que se tornou seu marido.
O acervo foi usado por Mônica, pesquisadora do Centro de Pesquisas do Brasil Contemporâneo (CRBC) da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris (EHESS), na França, em sua pesquisa sobre Aracy de Carvalho.
Serviço:
Data: 12/09/2022
Hora: das 18h às 20h (entrada permitida somente até 18h30)
Local: Auditório 2 – Instituto de Estudos Brasileiros IEB-USP.
Faça sua inscrição AQUI.
Saiba mais sobre a pesquisa de Mônica Raisa Schpun e Aracy de Carvalho em “Instituto da USP guarda parte da história de Aracy de Carvalho”, publicada no Jornal da USP.
Crédito da foto da página inicial: Reprodução/Arqshoah/LEER-USP (publicada no Jornal da USP)
Deixe um comentário