Fundação Perseu Abramo lança coletânea de textos de Reginaldo de Moraes, professor da Unicamp falecido no ano passado.
" />

Brasil Debate

Brasil Debate

 
Publicação

A palavra engajada de Reginaldo de Moraes

Faça o download da nova publicação da Fundação Perseu Abramo, uma coletânea com textos do professor da Unicamp sobre economia, política e educação

26/08/2020

A Fundação Perseu Abramo (FPA) acaba de lançar uma coletânea de textos do professor da Unicamp Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes, falecido no ano passado. Régis, como era conhecido, também era pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-Ineu) e colaborador da FPA. Organizado por Sebastião Velasco e Cruz e Luis Fernando Vitagliano, “Palavra engajada – exercícios de crítica e pedagogia política” reúne algumas das suas melhores contribuições. Muitas delas são artigos publicados no Brasil Debate, do qual era colunista e integrante do conselho editorial.

“Régis reunia uma admirável capacidade de investigação, elaboração e facilidade de exposição. Não se conformava com explicações repetitivas para fenômenos que pareciam novos. Sempre aberto aos desafios para descortinar novas possibilidades”, escreve no prefácio Joaquim Soriano (Diretor da Fundação Perseu Abramo entre 2013 e 2020).

Entre as obras mais recentes de Reginaldo de Moraes estão as que ele realizou no período de colaboração com a FPA: “Rural, Agrário, Nação: reflexões sobre políticas e processos de desenvolvimento na era da globalização” (2015); “Bloco de Esquerda e Podemos: dois experimentos de organização na nova esquerda europeia” (2016); e em coautoria com Marcio Pochmann “Capitalismo, classe trabalhadora e luta política no início do século XXI” (2017) e “Os ricos e poderosos” (2019).

Além dos textos publicados aqui no Brasil Debate, a coletânea traz artigos publicados no portal da Fundação, da Carta Maior, Jornal da Unicamp, entre outros. Há também quatro QR Code por meio dos quais os leitores poderão se conectar a vídeos do professor publicados na internet.

Baixe a publicação na íntegra aqui.

Clique para contribuir!

Comentários