Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/brasilde/public_html/wp-content/themes/brdebate/custom-meta-boxes/init.php on line 747

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/brasilde/public_html/wp-content/themes/brdebate/custom-meta-boxes/init.php on line 747
quem somos — | Brasil Debate |

| Brasil Debate |

quem somos

O Brasil Debate é um veículo que se propõe a promover um fórum de ideias, a pensar o Brasil de forma interdisciplinar, exercitando um jornalismo híbrido, que transita entre o noticioso, o opinativo, o tratamento acadêmico e o educativo. Pretende ser um espaço de expressão para professores, pesquisadores, estudantes, profissionais dos mais diferentes campos e áreas do conhecimento e para os mais diversos atores sociais da vida do país.  

É comprometido com a democracia (de alta intensidade), com a promoção de um país socialmente mais justo e solidário, com a educação para todos, com a cidadania plena, com a arte, a cultura em toda a sua diversidade, com o desenvolvimento científico e a evolução tecnológica associados ao bem-estar da população e à preservação do meio ambiente.

Lançado em 2014, o Brasil Debate é relançado em 2022 com a proposta de ampliar o debate para além da economia e política, seu escopo original. Somos agora a expressão pública do Núcleo Temático Como Pensar o Brasil Hoje?, vinculado ao Laboratório de Estudos Interdisciplinares (LABIEB) do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP).

O projeto do Núcleo Temático foi concebido em 2012, por ocasião do 50º aniversário do IEB. Tratava-se então de criar as condições epistemológicas para se pensar o Brasil globalmente mobilizando os saberes disciplinares convencionais numa trama interdisciplinar consistente e assim contribuir na formação dos Estudos Brasileiros.

Durante o desenrolar desse projeto, para além da questão interdisciplinar, avançamos no entendimento de que não poderíamos prescindir das relações interculturais. Decidimos incluir nesta trama os saberes produzidos por atores e por culturas externas ao mundo acadêmico, de modo a contemplar a diversidade e a criatividade que caracterizam a vida social e cultural brasileira.

Nesse sentido, o Brasil Debate passa a ser um veículo a serviço da expressão de uma trajetória de dez anos de reflexão e amadurecimento da iniciativa ‘Como Pensar o Brasil Hoje?’, que é coordenado pelos professores Jaime Oliva e Alexandre de Freitas Barbosa.

Acreditamos que o Brasil Debate tem condições para se reafirmar como um espaço de diálogo público sobre o Brasil e o mundo contemporâneo, reverberando as vozes e interpretações que compõem a diversidade da cultura brasileira.

***

Núcleo de editores: Alexandre de Freitas Barbosa, Dulcília Buitoni, Jaime Tadeu Oliva, Larissa Lira, Luciana Salazar Salgado, Paula Quental e Paulo Schwartzman (temas jurídicos).

Edição-executiva: Paula Quental

Design gráfico: Leo Pereira

Fotografia e redes sociais: Nara Quental