Brasil Debate

Brasil Debate

 
Sindicalismo

Site do movimento sindical global ganha versão em português

Campanha Labour Start - imagem whats PeruOKLabourStart é um site muito popular e conhecido no movimento sindical global e está sendo traduzido para português a pouco tempo. O site é uma ferramenta muito útil para o movimento sindical brasileiro também. O site atua em duas frentes principais. Notícias do mundo sindical brasileiro e campanhas de solidariedade internacional.

O site é atualizado diariamente por uma rede de 800 correspondentes e tradutores voluntários ao redor do mundo. Assim, notícias e campanhas de solidariedade estão disponíveis em até 30 idiomas simultaneamente.

Primeiramente, o site é fonte de informação para sindicalistas brasileiros.  Todas as notícias que estão no site em português são notícias do movimento sindical no Brasil, são notícias sobre campanhas salariais, passeatas e greves de vários sindicatos e centrais nacionais e são atualizadas frequentemente.

Porém, o LabourStart é mais que um site. É uma ferramenta disponível a todos, inclusive aos trabalhadores brasileiros. O LabourStart promove campanhas de solidariedade internacional.

Como funciona?

Ser perseguido por ser sindicalista não é uma coisa que acontece somente no Brasil. Infelizmente, a nossa realidade ao redor do mundo é que perseguições, demissões, ameaças, tempo na cadeia e até assassinatos por participar nas atividades sindicais acontecem todo dia. Tem material desse tipo suficiente para que a Confederação Sindical Internacional (CSI) publique um relatório anual, Índice Global de Direitos , que destaca as violações de direitos trabalhistas.

Faz tempo que as empresas não respeitam mais as fronteiras nacionais. É por isto que o LabourStart existe desde 1998. A ideia das campanhas é que usamos a tecnologia disponível para cruzar as fronteiras estender e receber a solidariedade de sindicalistas e apoiadores ao redor do mundo.

O site tem uma tem uma lista internacional de mais de 140.000 pessoas que é usada para realizar campanhas de solidariedade internacional. Campanhas que realmente funcionam. Atualmente, temos uma campanha em apoio de um grupo de trabalhadores turcos que entraram em greve quando os gerentes da fábrica deles terceirizaram a fábrica toda, cortando salários e benéficos. Em vez de negociar com o sindicato, o dono da fábrica resolveu demitir 300 trabalhadores numa vez só. Também, temos uma campanha exigindo o governo colombiano liberte um professor que está na cadeia, outra que busca a reintegração de um dirigente sindical portuário em Marrocos e, finalmente, uma campanha denuncia uma empresa israelense que está se recusando a reconhecer um sindicato.

Clique para contribuir!

Em princípio, as campanhas são bem simples. Sindicatos entram em contato com pedido de ajuda com campanhas salariais, greves difíceis, reintegração, libertar um sindicalista da cadeia que foi preso por perseguição política ou até mesmo para denunciar um assassinato. LabourStart escreve uma carta para o governo, gerentes ou político  responsáveis diretos pelo problema, a rede de voluntários traduz a carta em até 20 idiomas e a carta é enviada para os sindicalistas na lista do LabourStart, que são mais de 140.000 sindicalistas do mundo todo.

Estes recebem as campanhas por e-mail (no idioma local) e assinam como um abaixo assinado on-line, assim as cartas desses sindicalistas do mundo todo são enviadas por e-mail para esse governo, gerentes ou político que está violando direitos trabalhistas.

É somente participando de uma campanha que as pessoas são adicionadas na lista. Normalmente, mais de 10.000 sindicalistas participam das campanhas e, por isso, as campanhas funcionam. Estas sempre são feitas em conjunto com o sindicato local e um sindicato global ou federação global. As campanhas são totalmente gratuitas, o sindicato não tem custo algum. LabourStart sobre vive com doações – principalmente dos sindicatos.

Além das notícias e as campanhas, LabourStart já promoveu cinco conferências de solidariedade internacional em Sydney, Istambul, Hamilton, Londres, Washington e Toronto. Todos estes encontros tinham centenas de sindicalistas incluindo sindicalista de base até dirigente internacional. Os sindicatos globais (federações internacionais) sempre participam ativamente em todas as atividades de LabourStart.

A evidência de que estas campanhas realmente funcionam vêm se acumulando ao longo dos anos. São tantas histórias de sucesso que um livro foi publicado em inglês em 2014. Este livro está sendo traduzido para o português agora e será publicado pelo Instituto de Altos Estudos da UGT (União Geral dos Trabalhadores). O Instituto tem sido um grande apoiador do trabalho do LabourStart desde o momento em que este chegou no Brasil.

O presidente do Instituto, Roberto Santiago, reforça que “é fundamental pensar globalmente, mas respeitando a identidade local de cada sindicato, por isso trabalhamos com dedicação para conscientizar dirigentes e a sociedade sobre a importância de solidariedade internacional na construção de um mundo mais justo onde os direitos de todos são respeitados.”

São muitas as formas de participar e colaborar! Entre no site para conhecer um pouco mais. Participe das campanhas. Encaminhe para amigos, família, colegas. Procure o LabourStart no facebook e no twitter. O site está aberto a receber correspondentes voluntários novos. Participe colocando as notícias do seu sindicato diretamente no LabourStart. Publique um artigo sobre uma campanha de solidariedade no seu jornal sindical ou no seu site.

Clique para contribuir!
Share

Comentários