Relacionado
" />

Brasil Debate

Brasil Debate

 
Pronatec

Programa de qualificação reduz desigualdade no trabalho

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi criado pelo governo federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos gratuitos de educação profissional e tecnológica. São oferecidos cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

A meta do governo federal era atingir 1 milhão de matrículas voltadas ao público do Plano Brasil Sem Miséria até dezembro de 2014. Mas o resultado foi melhor que o esperado: até o momento, 1.230.000 matrículas foram realizadas nessa modalidade – 23% acima da meta prevista e antes do fim do prazo.

O gráfico abaixo mostra o percentual de mulheres, negros e jovens que respondem aos 7,27 milhões de matrículas realizadas no Pronatec. Assim, percebe-se que o programa pode diminuir desigualdades de gênero, raça e etárias no mercado de trabalho, trazendo mais renda, emprego e bem-estar para a população.

grafico pronatec

Clique para contribuir!

2 respostas to “Programa de qualificação reduz desigualdade no trabalho”

  1. […] Pronatec (Programa de qualificação reduz desigualdade no trabalho) também é de extrema importância para uma maior qualificação profissional, mas espera-se […]

  2. […] Pronatec (Programa de qualificação reduz desigualdade no trabalho) também é de extrema importância para uma maior qualificação profissional, mas espera-se […]

Comentários