Relacionado
" />

Brasil Debate

Brasil Debate

 
Roberto Salles, reitor da UFF

Por que eu voto em Dilma?

À comunidade universitária e ao público em geral

Sou servidor público federal há mais de 30 anos e pude acompanhar consciente o desempenho dos mandatos dos governos Sarney, passando por Itamar Franco, Collor, Fernando Henrique, Lula e Dilma. Sou testemunha viva do que realizaram esses governantes. Queria lembrar a todos, que no governo de 1994 a 2002, o presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) priorizou as universidades privadas em detrimento das universidades públicas que se encontravam em situação caótica, sem recursos para manutenção básica, como, por exemplo, uma simples troca de lâmpadas, bem como a imposição de arrocho salarial aos servidores públicos.

Recursos de custeio eram inexistentes, obviamente os serviços terceirizados eram mínimos: segurança, limpeza e pessoal de apoio. Lembro também, a dificuldade que as universidades tinham em quitar suas contas de água e energia, a exemplo de uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro que chegou a dever cerca de R$ 30 milhões em conta de energia.

Nossa universidade, a UFF, possui um Campus Avançado no Município de Oriximiná, no Estado do Pará, onde existe a Mineração Rio do Norte (MRD) pertencente à empresa de mineração Vale do Rio Doce. Lembro, ainda, que a expressão usada por todos, à época, é que tínhamos uma “Suíça” dentro da região Amazônica.

A Vale do Rio Doce criou uma estrutura de extração de minério de bauxita e teve que construir uma cidade com toda uma infraestrutura para seus funcionários e dependentes, disponibilizando moradias, escola, restaurante, hospital, serviço odontológico e lazer. Com toda certeza, essa Mineração Rio do Norte, por si só, valia mais que o preço total em que foi privatizada toda a empresa Vale do Rio Doce. Eu, como cidadão, considero essa venda da Vale do Rio Doce como crime de lesa-pátria, falo isso porque visitei em algumas oportunidades essa Mineradora por possuir a nossa Universidade um Campus Avançado em Oriximiná.

Agora falando do governo Lula e Dilma, posso afirmar que, na qualidade de reitor, e por ter participado do maior Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas (REUNI), que esses dois governos Lula e Dilma estrategicamente investiram maciçamente em educação. Como exemplo, temos a UFF, que ampliou de 6.300 para 17.000 alunos/ano, incluindo cursos presenciais e a distância, sendo que 60% desses alunos não teriam condições de pagar uma instituição privada. Por si só esses fatos já justificariam o voto na presidenta Dilma.

Todos sabemos que investimento em educação só trará retorno em longo prazo. No futuro, os governos Lula e Dilma deixarão sua marca na história como aqueles que transformaram o País, porque a educação precede qualquer outra área.

Aqueles que não tiveram oportunidade de perpassar todos os governos anteriores e compará-los podem tomar como exemplo a transformação realizada, constatando o que ocorreu com as Universidades Federais e Escolas Técnicas, que dobraram em número, tamanho, qualidade e quantidade de cursos e alunos de graduação e pós-graduação.
Só por esses poucos exemplos, eu voto em Dilma, e peço o apoio de todos para que não voltemos ao passado sombrio que atravessaram as instituições públicas nesse País.

Por fim, a pergunta que se faz é quem está por trás dessa campanha toda contra Dilma?
Podemos afirmar que são os grandes empresários, banqueiros e aquela elite que aplica “suas economias” em paraísos fiscais.

Roberto Salles
Reitor da Universidade Federal Fluminense

Clique para contribuir!

11 respostas to “Por que eu voto em Dilma?”

  1. antonioBuarque disse:

    Prezado Reitor
    Quero manifestar integral solidariedade às suas declarações, uma vez que testemunhei toda a política do governo FCH em relação às universidades públicas e ao Serviço Público Federal. Todavia o Mec nos governos Lula e Dilma, tem sido excessivamente permissivo na liberação de cursos no setor privado, os quais tem se beneficiado de recursos públicos sem a correspondente contrapartida da qualidade . Falo como ex professor de Direito em universidades privadas. Sou decididamente a favor do fortalecimento das universidades públicas, pelo que foi fe3ito, conforme sua manifestação.`Por isto e com base em princípiose razões ideológicas voatrei em Dilma. SDS
    Antônio Buarque

  2. Luciana disse:

    Um país para TODOS, que Dilma e Lula nos mostraram ser possível.

  3. Luciana disse:

    Com certeza o país é outro depois de Lula e Dilma. Mudou pra melhor.
    Acho muita ignorância querer tirar a Dilma simplesmente por tirar. Quem pensa assim nem tem argumentos.
    Fica Dilma. Vamos votar pra você continuar a construir esse novo Brasil para todos que você é Lula nós mostraram que é possível.
    #VotoDilma13

  4. Ana Abrahão disse:

    O voto é para ampliar as conquistas. No combate a pobreza, no respeito as diferenças no ensino de qualidade e com mais acesso.
    Confirmando Dilma Presidenta

  5. Danielle Kiffer disse:

    Dilma na cabeça!

    “No segundo turno, eu voto no Ciência sem fronteiras, eu voto no ProUni, no atual Enem, nas universidades publicas no interior do país, no cartão BNDES, no Cartão Nacional de Saúde, no Médicos Sem Fronteiras, no programa Jovem Aprendiz, no Minha Casa Minha Vida, no Bolsa Família. Voto na passagem de avião que meu porteiro compra pra Disney, voto na escassez total de empregadas domésticas.”

  6. Rita Crespo. disse:

    Parabéns professor por sua coragem.
    Estamos juntos!

  7. Fátima disse:

    Parabéns, prof. Roberto Salles por se pronunciar publicamente em apoio a reeleição da presidente Dilma.

    • ANA BARROS disse:

      PARABÉNS PROFESSOR ROBERTO SALLES PELO PRONUNCIAMENTO, COMO EX ALUNA E SERVIDORA HÁ 19ANOS DESSA UNIVERSIDADE FICO MUITÍSSIMO FELIZ QUE TENHAMOS UM REITOR LÚCIDO!

  8. Luana disse:

    Vou citar um grande exemplo que eu pesquisei no facebook de porque votar na Dilma:

    Vejo tantos “gente” reclamando do Bolsa Família, da Bolsa de Estudos, do Programa Minha Casa Minha Vida, do governo do PT… Aí tu vai no perfil deles e um trabalha na Câmara, outro é Sócio Proprietário de tal empresa… Claro, esses tem muito direito de achar ruim tais programas, pois não os beneficiam. Mas agora POBRE, que foi beneficiado por algum programa do governo, reclamando?! Não, isso já é demais pra mim!
    Não digo que o governo tem falhas, todos tem. Todos governos tem lavagem de dinheiro, corrupção, desonestidade… Mas não há como negar, o Brasil esta mudando, e MUITO! Quando que eu iria me imaginar com 21 anos, cursando uma faculdade, tendo minha casa, tendo uma moto? Nem nos meus melhores sonhos! Te garanto. E não tenho tudo isso porque o Governo bateu na minha porta e me ofereceu. Eu corri atrás, batalhei, conquistei. O governo tem tantos projetos, a maioria desconhecido pela população, que se quer se interessa em saber.
    – Autor desconhecido

  9. angela barone disse:

    A luta agora, além de continuar esta progressão… é ampliar para o ensino fundamental e creches…
    Valeu professor!
    Dilma 13

  10. Janete Abdo Chedid disse:

    Parabéns!!!
    Meu voto vai pra Dilma.

Comentários