O Fórum 21, um espaço ecumênico de reflexão da frente democrática e progressista em formação no país, sente-se no dever de denunciar o conluio entre a vigarice e a ganância nesse episódio de aceitação do pedido de impeachment pelo presidente da Câmara dos Deputados.
" />

Brasil Debate

Brasil Debate

 
Não ao impeachment

Nota do Fórum21 em repúdio à tentativa de golpe contra o Brasil


04/12/2015

A revanche dos interesses derrotados em outubro de 2014 atingiu seu ápice nesta terça-feira.

O notório deputado Eduardo Cunha, em fuga para frente, com a lei no calcanhar, resolveu acatar um pedido de processo de impeachment contra a Presidenta eleita por 54 milhões de brasileiros.

Os detalhes da retaliação são públicos, como ostensivamente esclarecedores são os fatos pregressos na trajetória do personagem.

Os interesses representados nessa ofensiva, porém –como soe ocorrer no país–  emergem ofuscados pela neblina da narrativa conservadora.

O Fórum 21, um espaço ecumênico de reflexão da frente democrática e progressista em formação no país, sente-se no dever de denunciar o conluio entre a vigarice e a ganância nesse episódio.

Formam ambos a sombria atualização do comboio de interesses  historicamente avessos à finalidades sociais do desenvolvimento brasileiro.

O impeachment adiciona lenha à velha fornalha que incinerou ou tentou incinear governos, soberania e direitos em 1932, 1954, 1962, 1964, 1989 …

Hoje, como das vezes anteriores, vivemos uma transição de ciclo de desenvolvimento.

Esgotou-se um capítulo do crescimento brasileiro.

Outro precisa ser construído.

A complexidade de uma travessia em que o velho já não atende às necessidades nacionais, mas o novo ainda não se estruturou para servi-las, não deve ser subestimada.

O passo seguinte da nação terá como bússola a solidez econômica voltada para atender as necessidades e urgências do nosso povo? Ou o país, seu parque fabril, seus recursos e seu gigantesco mercado de massa serão reduzidos a um anexo do capital especulativo?

Essa é a verdadeira disjuntiva que marca o alinhamento de interesses em torno do golpe branco desencadeado por Eduardo Cunha.

O Fórum 21 conclama seus integrantes e todos os intelectuais brasileiros a cerrarem fileira ao lado da democracia.

Não apenas para resistir.

Mas para fazer dessa resistência uma ponte de repactuação da nossa riqueza e do nosso potencial, com o potencial e a riqueza do nosso povo.

Assinado

Fórum 21: Ideias para o Avanço Social

Clique para contribuir!

Comentários