Brasil Debate

Brasil Debate

 
Otimismo

Investidores estrangeiros apostam no Brasil

O mercado potencial da economia brasileira parece ter chamado a atenção de investidores e empresas estrangeiras, a julgar pela evolução do investimento estrangeiro direto (IED) apresentada no gráfico abaixo – que atingiu recordes históricos no período recente.

A atratividade de uma economia para um estrangeiro está relacionada a vários fatores: a busca de mercados por parte das empresas; o acesso a recursos naturais; o acesso a métodos de produção mais eficientes; ou a busca de ativos que as empresas estrangeiras acreditam ser estratégicos.

Pelo menos quatro fatores potenciais podem ser vistos como atrativos para os investimentos estrangeiros: 1. O Brasil tem um posicionamento estratégico na América Latina, possuindo forte potencial de crescimento; 2. O Brasil é dotado de recursos naturais; 3. O mercado consumidor brasileiro está entre os maiores do mundo, e foi potencializado pela melhora de distribuição de renda dos últimos dez anos; 4. A economia brasileira já possui alguns setores bastante eficientes, como o agronegócio, a produção de petróleo em águas profundas, bem como a produção de aviões. Ainda há grandes oportunidades em áreas como infraestrutura e biotecnologia.

Clique para contribuir!

É visível que, apesar da onda de pessimismo que se vive no Brasil, os investimentos estrangeiros seguem firmes e fortes. Como estes investimentos possuem horizonte de longo prazo, eles indicam que a avaliação do Brasil pelos investidores externos continua otimista, por boas razões. Será que eles estão errados em se manter otimistas? Ou somos nós que estamos pessimistas sem razão?

grafico invest estrangeiro

Clique para contribuir!
Share

1 resposta to “Investidores estrangeiros apostam no Brasil”

  1. altair g loredo disse:

    boa tarde! tenho 50, bilhoes em debentures a venda ok

Comentários