De autoria de professores e pesquisadores ligados à área de Desenvolvimento Econômico do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRGS, o livro “Desenvolvimentismo: o conceito, as bases teóricas, as políticas” busca contribuir para a discussãosobre o desenvolvimento econômico no Brasil e no mundo.
" />

Brasil Debate

Brasil Debate

 
Publicação

Desenvolvimentismo: atual e essencial para o Brasil

Desenvolvimentismo-livrookO desenvolvimento econômico continua sendo um desafio essencial para o Brasil, assim como para a maioria dos países. Porém, “os principais fatores estruturais que impedem o desenvolvimento continuam presentes no País e alguns, inclusive, têm se acentuado”, nas palavras de Ricardo Dathein, organizador do livro “Desenvolvimentismo: o conceito, as bases teóricas, as políticas”, que acaba de ser publicado pela da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

“É por isso que o desenvolvimentismo continua atual e essencial para o futuro da sociedade brasileira”, escreve.

De autoria de professores e pesquisadores ligados à área de Desenvolvimento Econômico do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRGS, o livro busca contribuir para a discussão teórica e de políticas sobre o desenvolvimento econômico, partindo das concepções sobre o desenvolvimentismo e o Estado desenvolvimentista, analisando suas diferentes e possíveis bases teóricas atuais, que, muitas vezes, são complementares.

Assim, em seus capítulos, estudam-se as abordagens institucionalistas, as concepções evolucionárias ou neoschumpeterianas, a teoria keynesiana e a visão marxista, sempre levando em conta as experiências internacionais e a história do desenvolvimento.

Os capítulos são resultantes das pesquisas teóricas dos 13 autores, com uma característica comum de visão crítica ao liberalismo.

Para comprar o livro, acesse AQUI a livraria virtual da UFRGS.

 

Clique para contribuir!

Comentários