Relacionado
" />

Brasil Debate

Brasil Debate

 
Crédito

Crédito tem espaço para crescer ainda mais

O crédito tem impactos relevantes numa economia, afetando os investimentos, a aquisição da casa própria, a agricultura, o consumo e os pequenos e microempresários. Depois de um período de vários anos na década de 1990 e início dos anos 2000 caracterizado pela morosidade no mercado creditício, o crédito voltou a crescer e passou a constituir uma importante fonte de dinamismo para a economia.

Isso se deu após 2004, com a retomada das perspectivas de crescimento da economia brasileira, juntamente com a redução dos juros e propagação de modalidades de crédito menos arriscadas.

No entanto, apesar do crescimento acentuado e, ao contrário do que dizem analistas conservadores sobre a possibilidade do risco de bolha, o crédito poderá continuar crescendo no futuro, favorecendo a sustentabilidade e dinamismo da economia nacional.

Há espaço para crescer porque sua participação no PIB ainda é menor (cerca de 56%) do que a dos países desenvolvidos, onde o crédito frequentemente ultrapassa 150% do PIB. Na China, essa relação é de 130% e, para ficar no exemplo da América do Sul, o Chile mantém uma relação de 75%, com uma população bem menor do que a brasileira.

Gráfico crédito

Clique para contribuir!

3 respostas to “Crédito tem espaço para crescer ainda mais”

  1. Daniel disse:

    Jonas e Brasil debate, qual a opiniao de vcs hoje em dia? Deveria ter dado tanto credito? Eu, acho que deu M.

  2. Adidas Jeremy Scott Wings 2.0

    I became just browsing occasionally in addition to you just read this post. I need to admit that we are within the hand of luck today if not owning such an excellent write-up to determine wouldn’t are achievable for me, at the incredibly least. Really…

  3. Jonas Moreira disse:

    Bom comentário.
    Isto e tão verdadeiro que o Banco Central (segundo a Ata do Copom hoje divulgada) estará removendo medidas macroprudenciais adotadas em 2010/2011 para reacelerar o crédito.

Comentários