Brasil Debate

Brasil Debate

 
Indicadores sociais

Brasil avança no cumprimento dos Objetivos do Milênio

O 5º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) mostrou que o Brasil avançou muito no cumprimento das metas estabelecidas em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O País cumpriu, inclusive, com antecedência, alguns itens a serem atingidos até 2015.

Os 8 objetivos do milênio são: Erradicar a pobreza extrema e a fome; universalizar a educação primária; promover a igualdade entre sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade na infância; melhorar a saúde materna; combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

O Brasil tem avançado em todos esses indicadores, mas os avanços mais significativos ocorreram na redução da mortalidade infantil e da pobreza extrema.

Clique para contribuir!

Quanto a outros objetivos, destaca-se que a incidência de HIV/Aids tem se mantido estável, com redução expressiva dos casos em crianças. O número de municípios considerados de alto risco de transmissão da malária também diminuiu, assim como a taxa de incidência e o coeficiente de mortalidade da tuberculose.

Na educação, segundo o relatório, o sistema educacional brasileiro alcança 98% das crianças e adolescentes em idade escolar, sendo 83,5% em escolas públicas. Porém, ainda é necessário ampliar a taxa de conclusão e reduzir os índices de repetência e de evasão.

Clique para contribuir!
Share

2 respostas to “Brasil avança no cumprimento dos Objetivos do Milênio”

  1. Ana Luíza Matos de Oliveira Ana Luíza Matos de Oliveira disse:

    Prezada Rosário,
    Nosso objetivo com as notas é de instigar o debate, as mesmas não são tão extensas e detalhadas quanto os artigos. Aqui destacamos somente alguns pontos, infelizmente não podemos tratar de todos os indicadores com profundidade nesse espaço, mas os dados que te interessam estão no relatório citado na primeira linha do texto (5º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), disponível no link: http://www.sae.gov.br/site/wp-content/uploads/relat%C3%B3rio-ODM.pdf . Recomendo a leitura do relatório, é muito interessante!
    Obrigada pela sua participação!

  2. Rosário Mendez disse:

    Olás companheiros,
    Sou leitora de vcs e quero cumprimentar pela iniciativa.

    No entanto, quanto esta matéria, acho que faltam informações importantes para dar sustentação a esta notícia que gostaria de compartilhar.

    Quem é o autor desse relatório, quando foi editado?
    Quais foram os itens que o país antecipou as metas?

    A redução da mortalidade infantil, qual eram os dados anteriores? Há alguma região do país em que teve salto, no superação desde problema?

    Qual era o índice de repetência e evasão? E como estão? Qual o órgão federal que acompanha e sistematiza os dados que configuram o relatório ?

    Obrigada pela atenção e bom trabalho

Comentários