Brasil Debate

Brasil Debate

 
Em alta desde 2002

Bancos públicos e seu papel no crédito

Segundo nota técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese), no Brasil, a oferta de crédito vem crescendo expressivamente nos últimos anos, como mostra o gráfico abaixo, referente aos anos de 2002, 2008 e 2013.

O estudo também mostra que os bancos públicos são de grande importância para sustentar a alta do crédito e o ciclo de expansão da atividade econômica, notadamente nos financiamentos aos setores industrial, agrícola e habitacional, como parte da estratégia do governo federal para enfrentar a crise internacional.

Entre as modalidades de crédito que tiveram melhor desempenho no período (2008-2013) destacam-se o crédito com recursos direcionados (crédito imobiliário, rural e recursos do BNDES para investimentos), microcrédito e agroindústria.

Clique para contribuir!

Vários fatores influenciaram esse crescimento do crédito habitacional, como o aumento da renda das famílias, a estabilidade econômica, além do incentivo do governo aos programas de aquisição da casa própria, como o Minha Casa, Minha Vida.

grafico relacao credito pib

Clique para contribuir!
Share

1 resposta to “Bancos públicos e seu papel no crédito”

  1. […] divisão de trabalho entre bancos públicos e privados no mercado de crédito do País. É notável a expansão daqueles em detrimento destes nos últimos anos, mas é relevante qualificar como ocorre a interação entre as duas categorias […]

Comentários