Relacionado
" />

Brasil Debate

Brasil Debate

 
Dívida pública

A relação dívida pública/PIB tem caído desde 2002

A relação dívida pública/PIB é um indicador importante porque é um dos termômetros da capacidade de um governo de pagar seus credores.

A dívida do setor público – governo federal, estados e municípios – pode ser medida de duas formas diferentes. Na primeira, mede-se a dívida bruta do governo, que contabiliza todos os passivos do setor público. Mas se a venda de novos títulos de dívida tem como contrapartida a aquisição de ativos por parte do setor público, como é no Brasil o caso da aquisição de reservas internacionais, então parece ser menos adequado medir a capacidade de pagamento do governo utilizando a dívida pública bruta/PIB. Por esse motivo, há um segundo conceito, de dívida líquida do setor público, que desconta da dívida os ativos que as três esferas do governo possuem.

Dívida Líquida e Bruta do setor Público

No Brasil, a relação dívida pública líquida/PIB tem caído progressivamente desde outubro de 2002. A queda é mais pronunciada no caso da dívida líquida do setor público, uma vez que houve forte acumulação de reservas internacionais desde 2006.

Clique para contribuir!

3 respostas to “A relação dívida pública/PIB tem caído desde 2002”

  1. Mizaelsantosgonçalves disse:

    Não entendo de economia mas pelo que vejo o governo dilma ta fazendo o mesmo que o do FHC aumentando imposto cortando investimento vendo imoves publico para diminuir o rombo nas contas publicas, isso deu errado e agora vai da certo? E porque?

  2. Lorenzo disse:

    Os dados de 2014 estão errados. O % do PIB previsto para a dívida pública pelo FMI é de 65% do PIB. Nosso déficit primário tem crescido muito nos últimos meses. Só os gastos da dívida (juros e amortizações) já somaram em 2014, até 11 de setembro, R$ 825 Bilhões, o que representa 51% dos gastos públicos totais até a data.
    Acho que o gráfico merece uma atualização…

    • Patrick disse:

      Caro Lorenzo, você está se confundindo, esse dado divulgado pelo FMI é o da dívida bruta, representado no gráfico da matéria pela linha vermelha. Como a notícia ressalta, se eu devo 65 mas tenho 30 em caixa, na verdade minha dívida total é de 35.

Comentários