Caixa e Banco do Brasil são fundamentais por vários motivos, entre eles suprir lacunas dos serviços prestados por bancos privados nacionais e estrangeiros e fomentar o desenvolvimento econômico.
" />

Brasil Debate

Brasil Debate

 
'O Brasil de amanhã'

A importância de bancos públicos federais de varejo


28/02/2018

Novo texto da série “O Brasil de amanhã”, de autoria de Jorge Mattoso, discute a importância de bancos públicos federais de varejo.

Segundo Mattoso, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil têm importância por, entre outros fatores, exercerem seu papel de bancos públicos no financiamento de atividades (e regiões) necessárias ao desenvolvimento econômico, em atividades anticíclicas quando de crises, e na bancarização, no acesso da população de menor renda aos programas sociais e às atividades bancárias, suprindo lacunas deixadas pelos bancos privados nacionais e estrangeiros.

Segundo o autor, após 2003, com a implementação do mercado de consumo de massas, que caracterizou os governos Lula e o primeiro governo Dilma, ampliou-se de maneira significativa a importância dos bancos públicos de varejo federais. Sobretudo no que diz respeito às atividades de:

– Fomento do desenvolvimento econômico através da oferta de financiamento do investimento e do crédito;

– Participação proativa nas oscilações macroeconômicas, sobretudo nos momentos de crise;

– Favorecimento da concorrência bancária via redução de juros e spreads;

– Pagamentos dos programas sociais, bancarização e acesso ao crédito para a população de menor renda.

Para o autor, atualmente, o país mais do que nunca precisa dos bancos públicos para poder “sair do buraco” a que fomos levados pelas políticas de austeridade e de desestruturação do Estado, e viabilizar a retomada de um processo de crescimento sustentável com redução da pobreza.

Confira o artigo completo aqui.

Crédito da foto da página inicial: EBC

Clique para contribuir!

Comentários