No Brasil, o aborto é feito, principalmente, por mulheres de 18 a 29 anos e é mais comum entre aquelas de menor escolaridade,
" />

Brasil Debate

Brasil Debate

 
Saúde pública

1 em 5 mulheres terá feito aborto ao fim da vida reprodutiva


19/12/2016

Resultados preliminares da Pesquisa Nacional de Aborto (PNA) mostram que uma em cada cinco mulheres brasileiras, ao fim de sua idade reprodutiva, terá feito um aborto.

Segundo o estudo, tipicamente o aborto é feito entre 18 e 29 anos. A pesquisa não observou diferenciação relevante em função de crença religiosa, mas o aborto se mostrou mais comum entre mulheres de menor escolaridade, como mostra a tabela abaixo, retirada da publicação.

tabela 1 aborto

O uso de medicamentos para a indução do último aborto ocorreu em quase metade dos casos (48%), e 55% das mulheres que realizaram aborto declararam terem sido internadas posteriormente em decorrência do procedimento, como mostra a tabela abaixo, também retirada da publicação.

tabela 2 aborto

Segundo o estudo, o número de abortos no país é superior ao contabilizado pela pesquisa, não só porque uma mesma mulher pode abortar mais de uma vez, mas também porque as mulheres analfabetas e as áreas rurais do Brasil não foram cobertas pelo inquérito.

A pesquisa, portanto, mostra o quanto a prática faz parte da vida reprodutiva das mulheres e que precisa ser tratado como questão de saúde pública.

Clique para contribuir!

Comentários